quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Apostila do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Quando decidi trabalhar com meus alunos  um projeto sobre "O Sítio do Pica-pau Amarelo" resolvi criar uma apostila com textos e interpretação. Como não tinha domínio de pesquisa na internet, meu esposo me sugeriu procurar com calma, que talvez alguém poderia ter tido a mesma ideia e feito tal material. Busquei e acabei encontrando. Como os fins são estritamente pedagógicos e a exposição da mesma  ao meu ver teria também este fim, escolhi utilizá-la. Fiz algumas alterações de modo a atender melhor meus aluninhos. É claro que não fugi do original por respeito ao criador deste material que facilitou muito meu trabalho escolar além de ter auxiliado muito meus pequeninos. 
Quando a utilizavam meus alunos ficavam muito felizes.  Trabalhamos com a apostila 3 vezes por semana durante este ano letivo( ver marcador Projeto do Sítio). 
Infelizmente perdi o local de onde a retirei e por enquanto não poderei dar os devidos créditos, portanto peço que se alguém souber quem foi o brilhante criador deste material me informe para que eu possa citá-lo aqui.

Grata,
Rosângela.  







































15 comentários:

  1. Material maravilhoso. Adorei, me senti super estimulada a trabalhar inspirada nesse material. Mil vezes parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Agradeço imensamente o seu carinho.
      Adoro materiais que fazem, não somente os alunos, mas também a nós enquanto professores, felizes. Isso estimula muito. O universo infantil é realmente encantador. As crianças amaram trabalhar com o sítio e eu também. Rsrs
      Volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  2. poderia usar o texto Emília, como um exemplo de texto expositivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Um dos recursos do texto expositivo é a descrição. Portanto, acredito que, na minha opinião, ele pode ser usado como um texto expositivo-argumentativo, pois permite usar de comparações de modo a explicar algumas idéias.
      Lembrando que o primeiro texto da Emília é descritivo. O segundo texto que fala da Emília no seu casamento é narrativo.
      Adaptações e novas construções podem ser realizadas desde que não se perca o foco do texto.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  3. achei o material maravilhoso , porém estou em dúvida em relação se é ou não apropriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Te informo que também tive dúvidas como essa antes de realizar esse trabalho.
      Depois de muita pesquisa posso afirmar com segurança que é apropriado trabalhar o Sítio do Pica-pau Amarelo.
      Houve muitas polêmicas sobre os livros "Caçadas de Pedrinho" e "Reinações de Narizinho" por conter trechos de cunho racista. Mas o Ministério da Educação (MEC) voltou atrás na proibição do uso da obra, afirmando que podemos trabalhar sim. Mas, que devemos ensinar a contextualização do momento histórico em que o texto foi produzido e realizar uma leitura crítica, sobre os eventos da época passada com a presente, de modo a se contrapor ao impacto do racismo na educação escolar.
      Mas, na apostila acima o objetivo é descrever a vida no sítio e quem são seus moradores. Porém, tratei do tema racismo com muita cautela e tranquilidade.
      Apesar de toda polêmica, as crianças só se apegaram aos pontos positivos dos textos: As brincadeiras, as aventuras, as lendas, os quitutes, a vida no campo, dentre outros.
      Foi maravilhoso trabalhar esse tema. Hoje em dia, encontro com alunos do passado e eles me contam que ainda têm a apostila e se lembram que foram muito felizes naquela época escolar. Isso não tem preço.
      Devemos trabalhar obras literárias com tranquilidade e desenvoltura. Com pesquisas e entendimentos profundos. É uma alegria trabalhar com literatura. Gera tanto aprendizado.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  4. Boa noite.
    Achei excelente o material e melhor ainda seus esclarecimentos que me deixaram mais segura em utilizar o material. Muito obrigada pela gentileza em compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha esse material!! Era exatamente o que eu estava procurando, uma sequencia didática do sítio do pica pau amarelo Muito obrigada e parabéns pelo belíssimo trabalho

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Excelente trabalho!
    Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Excelente trabalho. Parabéns! Você salvou minha aula de amanhã. Deus abençoe você! Feliz domingo

    ResponderExcluir
  10. BOA NOITE!
    PARABÉNS! EXCELENTE TRABALHO!
    AMEI!!!!

    ResponderExcluir
  11. Sensacional! Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir