sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Olha só quem veio nos visitar!

Hoje foi um dia bem diferente em minha sala de aula. Eu e minha turminha do matutino, 1º ano, estudamos no 3º andar da escola e bem próximo de nossa janela temos uma bela árvore e sua copa é linda e frondosa. Podemos, ao encostar na janela, tocar nas folhinhas. É claro que, por questões de segurança, as crianças obedecem a regra de ficarem distantes da janela. Mas isso não nos impede de à distância vermos situações maravilhosas. Um aluno gritou:
- Tia! Olha! É um macaco!
Fiquei assustada com o que ele disse, mas  como ele tem apenas 6 anos e uma mente bem imaginária decidi constatar. 
Que alegria senti ao ver bem próximo de nossa janela uma lindíssima coruja, ou seja, não era um macaco. A turma ficou radiante com a surpresa e olha que estudamos em área urbana e não rural. Expliquei-lhes que se tratava de um animalzinho voador muito difícil de ver, quem dirá em uma janela de sala de aula. Nos deleitamos com os olhares da corujinha, que em nenhum momento quis fugir da gente. Tirei várias fotos e algumas estou postando aqui. A aula mudou de foco e acabei tendo que discutir junto as crianças sobre a fofíssima corujinha que veio nos deixar mais felizes.

Olha só!  Que soninho gostoso!


Olhinhos quase fechadinhos!


Epa! Não resistiu ao soninho!


Não se espante! 
A cabecinha está bem escondidinha! 
É por causa da claridade!


Que amor!


Ei! O soninho já está acabando!


Que legal! 
Ela nos descobriu olhando para ela! 
Bem que tentamos não acordá-la!


Que olhar! 
Dá vontade de levar para casa, mas como sabemos ela é um bichinho da natureza e precisa muito da liberdade para viver feliz!


Que linda!




Coruja

Alimentação: pequenos mamíferos (ratos e camundongos), gafanhotos, grilos, aranhas e outras aves.

Seus predadores: o gavião, o gato-do-mato e as cobras.

Características: 
  • Olhos bem grandes, rodeados por um disco de penas,tem visão binocular (como o ser humano), quase não enxergam de perto, mas em distâncias maiores, sua visão é muito boa, principalmente com pouca luz. 
  • Suas orelhas não são visíveis, mas sua capacidade de audição é bastante aguçada, melhor do que a das outras aves. 
  • São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. 
  • As espécies maiores vivem de 15 a 20 anos. 
  • Quando está em situações de perigo, sua cabeça gira até 180 graus e pode ser projetada para cima. 
  • A fêmea põe de 3 a 5 ovos no período de reprodução. Os ovos se quebram aproximadamente 33 dias e os filhotes começam a voar, em média, em 75 dias.
  • Sua plumagem é macia e densa. Geralmente possui cores escuras misturadas com branco e/ou amarelo. 
  • Há corujas totalmente brancas como a coruja polar (Pólo Norte).
  • O símbolo da deusa grega da sabedoria, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia.


Fontes: http://www.infoescola.com/aves/coruja/
http://pt.wikipedia.org/wiki/coruja



Por incrível que pareça, antes da corujinha aparecer dois aluninhos meu, o João e o Gustavo estavam recitando, na brincadeira, uma parlenda da corujinha que tem afixada na parede da sala de aula.
"Fui andando
no caminho 
encontrei uma coruja,
pisei no rabo dela
me chamou de cara suja."
Domínio público

Foi muita coincidência, pois eu levei a câmera fotográfica. Filmei os alunos brincando de recitar a parlenda e também a corujinha que nos visitou.
Simplesmente fantástico!


Espero que tenham gostado.
Abraços,
Rosângela.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Atividades do livro: Chapeuzinhos Coloridos - Parte 1

A literatura infantil sugerida neste dia é: Chapeuzinhos Coloridos.
Que livro fantástico! Além de criativo, ele é muito interessante. Meus alunos amaram. Pediram muitos BIS!
Então, mãos à obra!

Para começar a capinha é muito sugestiva. Já fala por si só do que se trata, mas não esclarece o conteúdo, e acaba incentivando a leitura do mesmo. É claro que muita coisa nele é surpreendente. Existem fatos que são muito curiosos. O livro envolve os alunos e também, por que não, muitos adultos. Ele aumenta a capacidade de imaginação. Vários alunos meus, depois que eu li nas leiturinhas compartilhadas, fizeram questão de ler para si mesmos e também para os coleguinhas. Fiquei muito feliz com o estímulo a leitura que o livro provocou nos meus pequeninos alunos do 1º ano. Não é um livro cansativo de ler. Pelo menos na minha opinião.


Conheça as explicações dos autores sobre as historinhas que o livro contém:


Há dois locais na internet que tem o livro na íntegra, os endereços são:

http://carmennyna.blogspot.com.br/2012/06/chapeuzinhos-coloridos.html?spref=bl

https://picasaweb.google.com/110820983206869182533


Agora, apresentarei as atividades que fiz. Não esqueça! Se copiar, dê os devidos créditos e se possível deixe um comentário. Vou adorar! Seu comentário me incentiva a postar mais materiais que tenho.


Fiz as tarefas no formato de sequencia didática. Eu gosto muito de trabalhar com sequências.














 Esse quadro é ótimo para as crianças completarem e compararem os diálogos entre as diferentes histórias que o livro possui. Foi ótimo trabalhar com ele!


O livrinho de receitas é um ótimo recurso didático para trabalhar com os aluninhos.






O livro Chapeuzinhos Coloridos também incentiva as artes. Vejam só as personagens criadas pelos alunos. Neste caso usei as fotos dos alunos do 3º ano  de outra escola em que trabalho.  Minha turma e da professora Rose fizeram Chapeuzinhos Cor de Abóbora e Lilás. O 1º ano também fez, mas postarei na parte 2 destas atividades. As personagens foram feitas com jornal, TNT e papel crepon.





Informações complementares:


Atenção!
Já postei o restante das atividades desse livro como combinei. 
A postagem tem esse mesmo título só que Parte 2
Espero que gostem!

Grande abraço,
Rosângela.