quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Planejamento 2014

Olá! As férias já estão se encerrando e já é hora de planejar. Afinal, não quero deixar nada a desejar. Profissionalismo acima de tudo. 

Neste ano trabalharei com o 1º ano nas duas escolas em que leciono. Por essa razão, as postagens deste ano se basearão mais nesta série.

Pra começar meu relato mensal ponderarei sobre alguns aspectos importantes neste princípio de trabalho:

1 - Caderno de Plano de Aula.
É muito importante ter um caderno para planos de aula. Ele pode ser simples como o meu, mas ele deve existir. Há pessoas que fazem planos de "cabeça".  Não acho que seja legal fazer isso. O plano de aula é fundamental para determinar a metodologia que será administrada de acordo com os objetivos que se deseja alcançar. Nele alterações podem ser feitas na medida em que as aulas vão acontecendo.
Libâneo esclarece que "O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino".



A mensagem escrita na parte de trás do caderno é a seguinte:

Há três coisas que não voltam atrás:
  • A flecha lançada.
  • A palavra pronunciada.
  • E a oportunidade perdida.

Provérbio Chinês.

 


Não sigo um único Método de Alfabetização, mas o que posso dizer que mais utilizo como padrão de trabalho com algumas adaptações é o Método Fônico - Método sintético - Através de Textos, principalmente os literários. Segue descrição abaixo. Eu sempre colo no meu caderno de Plano de Aula, para sempre estar lendo.






Esses dois caderninhos serão utilizados para registro acerca do desenvolvimento dos alunos no dia-a-dia na sala de aula O acompanhamento das leiturinhas individuais também serão feitas neles. Depois, é claro, eu passo minhas anotações para os relatórios padrão que me são entregues pela escola. Com tudo já anotadinho fica mais fácil fazer os relatórios individuais.




2 - Decoração da sala de aula.

Seguirei os mesmos procedimentos do ano de 2013.

Postagem: 

A sala de aula - decoração simples.

http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/search/label/Organiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20sala%20de%20aula.

Calendário atualizado:
















3 - Capas para os cadernos dos alunos  - 2014.

Meus pequeninos utilizarão neste ano 4 cadernos grandes (Português, Matemática, Para Casa, Extra para Português que acaba sempre no meio do ano) e um caderno de leitura pequeno. Somente os cadernos de Português e Matemática terão pinturinhas, os demais já serão coloridos para evitar cansaço nas crianças. Afinal, elas já terão muita coisa para fazer ao longo do ano.

O caderno de Português receberá esta capinha e o alfabeto para estudo.


O caderno de Matemática receberá além da capinha, o calendário anual e uma tabela numérica.



Os cadernos de Leitura e de Para Casa receberão avisos contendo explicações sobre a utilização dos mesmos:



Obs: Esta capinha do Caderno de Leitura foi reduzida, devido ao mesmo ser de tamanho pequeno.






4 - O Diagnóstico Inicial.
É essencial que se realize um diagnóstico de toda a turminha para qual se irá lecionar. Isso facilitará o trabalho, pois identifica o ponto de partida.





5 - Para a primeira semana de aula algumas regrinhas deverão ser trabalhadas.

  • Os famosos "Combinados" em que os alunos terão participação, ou seja, serão construídos coletivamente.


  • As regras não-negociáveis e desses eu não abro mão, doa a quem doer.


  • Algumas condutas serão trabalhadas no caderno para serem lembradas ao longo do ano. 




6 - Primeira Reunião de Pais.

Utilizarei as mensagens abaixo. Sempre faço a reunião na segunda semana de aula, para desmistificar alguns pontos que considero importantes. Citarei alguns:

  • "Tia" e não professora.
Infelizmente tenho que falar sobre isso. A maioria das crianças e familiares ainda têm o mau costume de chamar professora de "Tia". Não é correto e ponto final. Isso me deixa muito triste em haver profissionais da educação que admitem isso. Formadas em nível superior e pós graduadas aceitando isso é demais. Respeito quem acha lindo, mas isso não é para mim.

  • É sua segunda mãe, respeite sua professora.
Mais uma frase que ouço e chego a me apavorar. Será que estando no século XXI as coisas ainda não mudaram na Educação. Chega ser engraçado, né? mas não é. Isso é muito sério.
Respeito deve ser mútuo.




7 - Para nossa aprendizagem enquanto profissionais:

Encontrei o material no  Blog SOS Professor. Leiam, vocês não irão se arrepender. Bem, eu acho.







Recebi um vídeo fantástico.  Trata-se de palestra dada pelo Professor Pierluigi Piazzi, que tem mais de 50 anos de carreira. É um pouco longo, mas assisti tudinho, adorei e concordei. Por essa razão, estou postando aqui.  O tema é "Como estimular a inteligência". Ele trata muito da área educacional, dos papeis de cada um na sociedade, a diferenciação de aluno e estudante, entre outros. A palestra foi dada para pais e alunos.

O endereço se encontra abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=q-1pfviGMRQ&feature=em-subs_digest-vrecs

Bem, por enquanto é isso. Espero ter contribuído de alguma forma para a prática pedagógica de alguém que aqui me visitar. Ou pelo menos gerar reflexões a respeito.

Grande abraço,
Rosângela.



2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog muito bom, gostaria de receber sugestões de atividades para o 1º ano na prática de leitura e escrita.Desde de já agradeço.Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucinha!
      Adorei sua visitinha aqui no Blog e seu recadinho. Agradeço imensamente o seu carinho. Atendendo ao seu pedido farei a postagem deste mês com algumas das atividades que estou utilizando em sala de aula e como as estou trabalhando.
      Volte sempre!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir