sábado, 18 de abril de 2015

Atividades do livro "A Casa Sonolenta".

Olá Pessoal!

Hoje decidi postar a respeito de literatura infantil.
Os que me acompanham no Blog sabe que adoro ler e contar histórias.

Bem, não esqueçam! Se copiar solicito que deem os devidos créditos.
É muito feio plagiar e tenho visto pessoas agindo de má fé. Infelizmente acontece. Há pessoas que não dão os créditos e incluem em seus blogs até as cores deste blog afirmando que fizeram os trabalhos. Choquei!!!!
Ainda bem que a maioria dos que aqui me visitam são honestos e sou muito grata por isso. 
Muito obrigada pelo respeito e consideração.
Posto de muito bom grado e dou os devidos créditos dos materiais que posto aqui de outras pessoas.
Meu objetivo é auxiliar a prática pedagógica dos que aqui me visitam. Observo que tenho alcançado meu objetivo e fico muito feliz por isso.

Continuando... Desculpem o desabafo.

O formato das atividades segue o mesmo padrão, ou seja, Sequência Didática.

Relembrando...

A Sequência Didática ajuda muito no processo de alfabetização e é formada por atividades que atuam em várias dimensões, a citar: Leitura, escrita e produção de textos. Tais atividades devem estar interligadas. A organização delas é importante e totalmente necessária. Essa organização deve seguir uma ordem crescente. Geralmente, inicia-se com um olhar mais apurado sobre os elementos constantes na capa da obra que se deseja trabalhar. Ao longo do trabalho outros aspectos vão sendo incorporados dentro das dimensões citadas.
É óbvio que é intencional. Ninguém deve preparar uma atividade ser ter em vista os objetivos que precisam ser alcançados pelo professor e alunos.

Espero ter esclarecido um pouco para quem não conhece o que é uma sequência.

Quando conheci essa proposta de trabalho, há alguns anos,  fiquei bem satisfeita.

As famosas coleções de livros ajudam. Mas, em geral, não tem o formato de Sequência Didática.

Enfim, não as utilizo mais. Preparo sequências, aplico-as em minhas aulas e ainda posto aqui. Não é legal? Rsrsrs.

Então, vamos ao trabalho!

A sequência Didática de hoje é sobre o livro "A Casa Sonolenta" de Audrey Wood (autora) e Don Wood (ilustrador).



Só de ler a obra já fiquei com aquele soninho gostoso. Zzzzzz

Epa! Agora não.

Continuando...

Simplesmente amo essa obra e sempre quis trabalhar de forma diferenciada com ela. 

Por várias vezes eu disse que ter a obra em sala de aula para trabalhar com as crianças é super importante. Várias escolas a possuem, mas caso não tenha, vão minhas sugestões.

* Para comprar o livro:


Nesse site o livro estava custando R$ 35,00.

* Existe um Slideshare muito bom. Encontrei na internet. Já conferi, está certinho e completo. Digo isso por que já encontrei na internet materiais incompletos. Fiquem tranquilos. A pessoa que fez, caprichou.



Pelo menos é uma forma de conhecer a obra e apresentá-la aos pequeninos. Afinal, ser professor  é não ganhar o suficiente para frequentar livrarias. Que lástima!

Sempre que posso, vou a livraria e compro alguns livros. Se estiver em promoção meu sorriso aumenta.

Vídeos postados por contadores de histórias não me agradaram. Na verdade houve um, só que uma parte não estava certinha. Faço questão da obra completinha. Desculpem-me!!!!
Será que sou muito exigente? Ai, ai!

A Sequência é simples, mas achei bem legal. E não foi por que fui eu quem fiz não, viu? Rsrsrs.
Tem sequências que faço e não gosto. Acabo por excluí-las ou refazê-las. Até eu sofro comigo mesma. Brincadeirinha...

Na verdade, os objetivos descritos nela são alcançados facilmente.

Sequência Didática para o professor.




















Atividades da sequência para os alunos.














Dicas: 
* Eu queria utilizar uma música sobre o tema casa, mas realmente dentro da sequência não ficaria bem. Isso na minha opinião. Afinal, o tema é ligado a literatura e não a música. Pode-se unir é claro, mas não achei legal. Tentei e não encaixou bem.

Sendo assim, considero que mesmo não fazendo parte da sequência pode-se trabalhar música. Dentre inúmeras que pesquisei, entre infantis e cantores famosos, a única que ficou mais próxima da obra é: 

Uma casinha bem fechada
Abre a janelinha deixa o sol entrar
Perto da casa tem uma árvore
E os passarinhos pousam nela assim,
Perto da árvore tem uma ponte
E por baixo dela corre um rio assim
Está escurecendo, trovejando.
Fecho a janelinha logo vai chover.
Chuáááá...

O vídeo abaixo mostra um pouco da música. A letra é bem parecida com a que eu conheço e os gestos também. Exceto o início, que conheço cantando com as palmas das mãos fechadas e não os olhos. É do canal educativo com o nome Tia Cris. Adorei o trabalho dela!


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=JcNBILgAJto

* Fazer uma dobradura de casa enriquece o trabalho. Ainda mais se ficar parecida com a dos alunos.
Eles podem produzir um texto sobre a vida deles em casa.





* Aqui no Blog tem uma postagem sobre casa de papel bem interessante. Já fiz com meus alunos e deu super certo.

Link: http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/2014/05/casa-de-papel-na-escola.html


* No site abaixo tem vários modelos de casinhas de papel. Achei tão bonitinhos.

http://sofestainfantil.blogspot.com.br/p/caixinhas-5.html


* Vídeo explicando como fazer casinha de papel - Professor Sassá. Super fácil e legal de fazer.

https://www.youtube.com/watch?v=4ngrC3eJhgg


 Em caso de dúvidas perguntem à vontade. 
Espero que tenham gostado!
Se possível, deixem comentário.

Grande abraço,
Rosângela.


31 comentários:

  1. Olá Rosângela.Adorei essa sequencia da Casa Sonolenta.Gostaria de saber se posso postar essa sequencia em meu blog,dando os seus devidos créditos.
    Aguardo sua resposta.
    Link do meu blog http://profvaldetecantu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdete!
      É um grande prazer recebê-la aqui no Blog. Volte sempre que puder, viu?
      Quanto a pergunta que me fez, informo que é uma honra ter um trabalhinho meu postado em seu Blog. Afinal, o objetivo aqui é auxiliar na prática pedagógica do maior número de professores possível. Adoro compartilhar o que sei e aprender coisas novas.
      Bem, é isso!
      Fique a vontade!
      Seja muito bem-vinda!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
    2. Muito obrigada Rosângela pela confiança.
      Faço o Projeto Trilhas e estarei compartilhando com meus colegas.
      Um grande abraço.
      Valdete Cantu.

      Excluir
  2. Estou me informando para ser uma futura contadora de histórias. ...gostei vou compartilhar. ..obrigada Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth!
      Que legal te receber aqui!
      Fico feliz por você gostar de histórias e querer ser uma futura contadora de histórias.
      Boa sorte nessa empreitada. Também adoro contar histórias, só que não consegui fazer o curso de contadora. Ele não é muito ofertado no estado em que resido. Que pena!
      Mesmo assim vou tentando fazer o melhor que eu puder para alegrar meus pequeninos.
      E olha que eles amam quando conto histórias.
      É tão divertido!
      Espero que curta bastante as historinhas deste Blog e qualquer dúvida é só me escrever.
      Seja muito bem vinda e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Tatiane!
      Que fofo!
      Obrigada pelo carinho e por sua visita, viu?
      Seja muito bem vinda e volte sempre que puder.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  4. Olá Rosângela
    Amei essa as suas atividades, e essa sequência didática esta maaraaavilhosa!
    Parabéns pelas suas atividades e por compartilhar conosco.
    Estou fazendo o PNAIC e eles sugeriram a Casa Sonolenta para aplicarmos, e quando fui procurar mais algumas novidades encontrei o seu blog, e..., lhe darei todos os créditos mais que merecidos.
    Deus a abençoe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      Que legal você ter encontrado aqui o material que precisa para trabalhar e estudar!
      Muita coincidência, não é? Eu adorei!
      Como é bom procurar e encontrar o que se deseja!
      Fico super feliz. Afinal, esse é o propósito desse blog, tentar ajudar de alguma forma na prática pedagógica dos que aqui o desejarem.
      Embora sejam tarefas simples, daí o nome do blog, mas tudo é feito com muito carinho e dedicação.
      Sem contar que amo compartilhar um pouquinho do que sei.
      Faço isso de muito bom grado.
      Muitíssimo obrigada por seu carinho e visita.
      Qualquer dúvida é só perguntar, viu?
      Realmente, amo trabalhar com literatura.
      Seja muito bem-vinda e volte sempre.
      Bons estudos!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  5. Parabéns pelas sugestões, todas são excelentes e com certeza haverá um aprendizado significativo para os nossos alunos, trazer a leitura contextualizando com sequencias didáticas é muito enriquecedor para a nossa prática docente!!Amo trabalhar com livros literários, sou professora alfabetizadora há 13 anos e sei da importância do mundo da leitura!!Grande abraço e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane!
      Estou tão feliz com sua visita aqui no Blog.
      Muito obrigada por seu carinho.
      É tão bom encontrar colegas de profissão.
      Também adoro trabalhar com livros literários. É claro que seleciono bastante.
      Preciso sentir que, além de me agradar, ele faz meus pequeninos felizes e reflexivos.
      Me sinto realizada quando acabo de ler uma obra para as crianças e eles pedem o livro para ler novamente.
      Ano passado um aluno me chamou muito a atenção devido ao fato dele formar um grupinho com crianças e ler para elas da mesma maneira como faço. Foi muito legal!
      Outros, se juntavam em duplas ou sozinhos mesmo.
      Vale a pena trabalhar com literatura infantil.
      Seja muito bem-vinda e volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  6. Queria muito sua ajuda sou sua fã leio o seu blog gostei muito da sua sequência didática. Meu professor pediu pra q eu fizesse uma sequência didática do livro o babado do sertão na voz do Gonzagao e n sei nem como começar pq ele n explicou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jadiany!
      Que bom ter você aqui no Blog!
      Estou muito feliz com seu recadinho.
      Isso é tão bom e gratificante. Que alegria!!!!!!!
      Muito obrigada por seu carinho.
      Infelizmente não conheço essa obra.
      Mas, tentarei ajudar.
      Primeiramente, deve-se conhecer a obra e descobrir que gênero ela apresenta. Talvez seja um conto ou mesmo uma literatura de cordel. Localizar os pontos fortes da obra, Talvez fale de amizade ou apenas da vida no sertão.
      Em seguida trabalhar os objetivos, conteúdos, desenvolvimento e avaliação. Busque uma linha interdisciplinar e avalie o nível em que se trabalhará, nesse caso, se serão para alunos leitores ou turma de alfabetização.
      Pesquisas sobre o autor, motivo da criação da obra, são essenciais. Pode ser que, na internet, haja entrevistas com os autores. Eu mesma já assisti várias entrevistas antes de preparar uma sequência.
      Uma coisa ruim nesse trabalho é que você não teve direito de escolha, visto que, foi o professor que impôs a obra.
      Mas acredito que se você seguir o passo-a-passo de como eu fiz, com certeza, a criação virá e você fará um belo trabalho.
      Pelo título, acredito que dará para fazer coisas grandiosas e bem legais.
      Se você tiver a obra e puder me enviá-la por e-mail posso analisá-la e ajudar de uma forma mais precisa.
      Meu e-mail é: rosangela.mns@hotmail.com
      Conte comigo, viu?
      Fiquei até curiosa em conhecer essa obra. Rsrsrs
      Deve ser muito boa. Mesmo que a vida no sertão não seja assim tão fácil.
      No mais, aguardo seu retorno.
      Seja muito bem-vinda!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  7. olá!
    É a primeira vez que visito seu blog, AMEI!
    Também é a primeira vez que faço um comentário em blog, sempre que pesquiso sequencias saio pegando uma pequena parte de cada um e monto minha sequência, ou quando tenho mais disponibilidade de tempo eu mesma faço.
    Resolvi comentar aqui porque achei super completa a sua! Amei!
    Parabéns pelo capricho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerlaine!
      Estou muitíssimo feliz em saber que você gostou do Blog.
      Adoro trabalhar com sequências didáticas.
      Para mim, as aulas precisam ser interessantes e agradáveis, proporcionando um aprendizado divertido.
      Obrigada pelo carinho e volte sempre que puder.
      Seja bem-vinda, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  8. Olá Professora Rosângela!
    É a primeira vez que visito seu Blog. Parabéns! É sensacional sua Sequencia Didática. Amei! Gosto dessa história, contei segunda feira para meus alunos do 2º ano do ensino fundamental.
    Estava precisando de atividades referente a história. E me deparei com essa Riqueza de Sequência Didática.
    Por gentileza eu poderia usar algumas atividades?
    Um grande abraço.
    Iduvirge vieira de morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iduvirge!
      É um grande prazer receber sua visita aqui no Blog.
      Fique sabendo que este blog foi criado para isso mesmo. Compartilhar! ;)
      Compartilhar um pouquinho do sei me deixa muito feliz.
      Fique bem a vontade para usar o que precisar e em caso de dúvida é só falar, viu?
      Muito obrigada pelo carinho. Amei seu recadinho!
      Seja muito bem vinda e volte sempre.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
    2. Amri essa sequência da casa Sonolenta! Dá pra usar com alunos do 4° ano?

      Excluir
  9. Amei as atividades relacionadas a leitura A CASA SONOLENTA. As atividades contemplam crianças de todas as turmas do Ensino Fundamental. Ótima ideia!

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Obrigada pelo carinho.
      Fico muito feliz que tenha gostado.
      Seja muito bem-vindo e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  11. Olá! Adorei o trabalho! Obrigada por compartilhar!
    Você preparou este trabalho pensando em qual ou quais anos?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá, amei o blog e as atividades são bem elaboradas, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. OLÁ TUDO BEM? GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO EU FAZER ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS, POIS EU ENSINO A CRIANÇAS COM ESSA IDADE E NA ESCOLA QUE LECIONO CADA PROFESSOR IRÁ FAZER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A LITERATURA INFANTIL, EU LI ESSA E GOSTEI MUITO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO E PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  14. muito bem elaborada as atividades eu gosto de trabalhar com sequencia didática

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Muito obrigada pelo carinho e sua visita aqui no blog.
      Fico imensamente feliz que gostou dessa postagem.
      Eu adoro trabalhar com sequências didáticas. Facilita tanto o trabalho.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  15. Bom dia, Rosangela! Amei a sequencia didática. Posso trabalhá-las com minha turma de 2º ano? A minha escola está postando atividades pelo facebook. Darei os devidos créditos. Parabéns pelo trabalho. Obrigada.
    Marilene C. Matos

    ResponderExcluir
  16. Estou encantada com a didática utilizada!!Que Deus continue te capacitando!!Parabéns por compartilhar esse brilhante trabalho. Costumo dizer que...professor que ajuda professor não gera concorrência, gera competência. São anjos da educação. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Sem palavras... você é simplesmente fantástica! Parabéns pela sequência didática. Você é uma das minhas. Estou há 26 anos alfabetizando e uma das histórias que adoro é a Casa Sonolenta. É como uma colega acima falou: "Professor que ajuda professor gera competência" Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Rosangela!! Adorei a sequência didática! Vou usar com meus alunos. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  19. Adorei ver excelente material. Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir