sábado, 26 de agosto de 2017

Projeto Super Heróis.

É inquestionável o fato de que os super heróis fazem parte do universo infantil.

A Marvel tem investido bilhões de dólares nesse ramo, sempre com admiráveis lucros, e têm feito, hoje, releituras de filmes apresentados no passado. 

Com as novas tecnologias no ramo da computação gráfica, as produções estão ficando sensacionais.

Embora sejam de cunho comercial, eles trazem diversão e entretenimento.

Por essa razão, para tornar as aulas interessantes, também é necessário participar desse universo infantil.

Para minha surpresa, meus alunos do ano passado, no caso 3º ano, pediram um projeto dentro desse tema.
Consideraram que seria muito legal e diferente.
Fiquei um pouco pensativa. 
Nunca havia trabalhado esse tema em sala de aula nos moldes de um projeto.
Geralmente, prepara-se atividades sobre um filme ou outro. Mas, vários... Ah! Isso é bem diferente.

Buscamos, através de muita pesquisa, inúmeras possibilidades.
Preparamos uma lista gigantesca de heróis e vilões. Pensei que nunca fosse acabar! Rsrsrs
Tudo isso dentro de livros e filmes.

E não é que venceu um trabalho focando filmes.

Mais pesquisas...

Nunca havia visto, em um Plano de Ensino, o gênero Cinematográfico. Muito curioso!!!!

Mas, consegui montar o Projeto, dentro dos conteúdos curriculares, com esse gênero.

Para começar fomos estudar o que é um Gênero Cinematográfico.

Trata-se de um gênero que envolve uma história de protagonista do bem contra antagonista do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física, as histórias são normalmente baseadas em crimes, vinganças e perseguições.

Geralmente o protagonista é o herói e o antagonista é o vilão.

http://cinemaindustrial.blogspot.com.br/p/generos-cinematograficos.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Personagem
http://www.infoescola.com/artes/protagonista-e-antagonista/

Sendo assim, vamos ao trabalho...

Dentre várias atividades ao longo do projeto, decidi hoje postar as atividades escritas.

O trabalho, no geral, contou com:
* Cinema na escola de alguns dos filmes escolhidos.
* Estudos e vídeos com trailers de filmes.
* Atividades artísticas, orais e escritas.

Atividades Escritas - Apostila.

Devo dizer que os alunos não fizeram apenas essas atividades escritas. Outras foram acrescentadas, utilizando-se os cadernos de sala de aula.

































Devo dizer que esse trabalho me impressionou bastante e que, embora tenha sido realizado ano passado, somente decidi postar por que valeu super a pena.
Trata-se de um projeto que trouxe excelentes resultados e que, com certeza, trabalharei novamente.

Embora não esteja postado na íntegra, acredito que, com essa parte, dá para se ter uma ideia do que foi.

Ao final do ano, realizamos uma exposição de trabalhos. Foi muito bom!!!

Muitas das ideias artísticas retirei do site Pinterest.
Devo agradecer aos que postam lá. Muito obrigada por compartilhar. 
Algumas foram criadas ou adaptadas.

Vejam um pouquinho do que os meus pequeninos alunos fizeram.
Características importantes.






Piratas do Caribe - Por que todos merecem uma segunda chance.





Jogo da velha - Harry Potter
















Peso para a porta - Cinderela



 Cenário para fotos. Foi muito utilizado.


Ter amigos é incrível.

Os primeiros heróis.

Apostila Principal.








Almofadas para abraços quentinhos.
É claro que todos distribuíram abraços quentinhos para quem quisesse receber.





João e Maria caçadores de bruxas.


Enfim, é isso!
Espero que tenham gostado.
Deixe seu comentário, vou adorar lê-lo.
Qualquer dúvida é só perguntar.

Grande abraço,
Rosângela.

27 comentários:

  1. Que bom que voltou e com a corda toda, hein?! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!
      Que bacana seu comentário! Simplesmente amei.Rsrsrs
      Sabe Alessandra, não posso negar que desanimei um pouco diante de algumas coisas que aconteceram.
      O plágio é feroz na internet.
      Copiar, colar e utilizar as atividades daqui do blog é perfeito. Esse é o objetivo do Blog.
      Agora, pegar para si e postar em blogs alheios sem os devidos créditos é outra coisa.
      Para se ter uma ideia, até as cores e os comentários que faço em minha linguagem informal estão sendo utilizados. Muitos não se dão ao trabalho nem de pensar nas explicações que motivam a execução da atividade.
      Mas, são águas passadas e não me preocuparei mais com isso e sim, com as pessoas bondosas e carinhosas que aqui me visitam.
      Fico muito feliz com cada pessoa que eu pude ajudar na prática pedagógica.
      E isso, realmente, não tem preço.
      É muito precioso ajudar professores, pedagogos e outros visitantes, que vêm aqui em busca de ideias para ajudar as crianças no processo de aprendizagem.
      Isso é maravilhoso!
      Bem, é isso! Obrigada mesmo pelo seu carinho. Me deixou muito feliz.
      Grande abraço e volte sempre.
      Rosângela.

      Excluir
  2. Oi , que belo trabalho você fez com seus alunos, a apostila é maravilhosa, gostaria da sua permissão para que eu pudesse passar para meus alunos também. Você está de parabéns. Será que poderia me enviar a apostila por e-mail? E-mail: allananik@oi.com.br
    Obrigada, Adriana Pires.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!
      Agradeço imensamente seu carinho.
      Fico muito feliz que tenha gostado desse trabalho e lhe informo que pode utilizar os materiais desse blog a vontade. Basta dar os devidos créditos.
      Tudo aqui é feito com muito carinho para uso e deleite de quem desejar. São materiais simples, mas feitos e postados de coração.
      A apostila está completinha acima. Basta clicar na imagem e com a direita do mouse em salvar como.
      Bom trabalho e sucesso!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Obrigada pelo carinho!
      Estou muito feliz que tenha gostado.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  4. Perfeito Rosângela! Estava procurando fontes sobre projetos com o tema super-heróis e me deparei com o seu maravilhoso trabalho no seu blog.Ideias surgiram e aos poucos estou colocando em prática. Bem, meus alunos farão seus heróis. Eles criarão seus heróis ,afinal de contas o que não lhes faltam é criatividade!! Parabéns e obrigada por dividir conosco seus trabalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jana!
      Agradeço imensamente o seu carinho e desejo sucesso nesse trabalho.
      Reconheço que deu muito trabalho, mas valeu cada minuto. Foi grandemente motivador e gerador de aprendizagens infinitas.
      Cada passo dado fez com as crianças quisessem aprender mais. Haviam muitas crianças que queriam realizar as atividades da apostila com rapidez. Consideraram muito divertidas.
      Eu, claro, fiquei super feliz com o interesse deles e acabei alcançando meus objetivos com muita facilidade.
      Fico feliz que esse trabalho tenha lhe inspirado. :)
      Qualquer dúvida é só falar.
      Volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  5. Simplesmente amei, trabalho com jogos educativos para crianças autistas utilizando playtable vou adaptar algumas atividades.Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ellen!
      Que legal saber que gostou desse trabalho e fará adaptações para seus alunos!
      Espero, de coração, que tenha sucesso. Mas, como esse tema é super divertido, acredito plenamente em seu êxito.
      Tudo que é feito com amor gera bons frutos.
      Obrigada pelo carinho e visita, viu?
      Volte sempre!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  6. por favor, voce poderia me enviar esse trabalho em doc? email jessycasvulcao@hotmail.com
    pois salvei como e na hora de imprimir nao ficou boa a qualidade. amei seu projeto! parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessyca!
      Desculpe a demora em responder. O google não está me enviando as notificações de recadinhos. Fique decepcionada com isso, mas vou resolver.
      Quanto ao que me pediu lhe informo que enviarei hoje o arquivo. Se não receber me informe pelo meu e-mail: rosangela.mns@hotmail.com
      Muito obrigada por seu carinho.
      Sucesso e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  7. Boa noite, muito bom seu blog tem como enviar essa apostila por email?

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Olá Paulo!
      Que bom que gostou desta postagem! Fiquei muito feliz.
      Desculpe a demora em responder. O fato é que o google não está me enviando as notificações de recadinhos. Fiquei decepcionada e triste com isso, mas vou resolver.
      Hoje ainda lhe enviarei a apostila. Mas, se não receber, peço que me informe pelo meu e-mail: rosangela.mns@hotmail.com
      Dessa forma, lhe enviarei novamente.
      Sucesso e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  9. Olá!
    Primeiramente parabéns pelo seu empenho e trabalho! Tdo muito lindo e com capricho!
    Poderia me enviar tbm por email? julygago@hotmail.com
    Muito obrigada e muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Que bom que gostou desse trabalho! :)
      Fico muito feliz em poder contribuir, de alguma forma, para a sua prática pedagógica.
      Quanto ao que me pediu! Enviarei agora mesmo. Portanto, se não receber me avise, viu?
      Obrigada pelo carinho e volte sempre. ;)
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  10. Olá Rosângela! Gostei muito do seu blog! É perceptível o carinho e profissionalismo com que exerce seu trabalho, Parabéns! Estou realizando um trabalho junto a minha equipe de educadores, onde estamos com o tema Educando para não violência, e para contextualizar pensamos em usar como referência os Super-Heróis. Vi que possui um material muito amplo e que nos auxiliaria nas atividades. Poderia enviar para o email sua apostila para fomar com o nosso trabalho?! O email é pedagogico@secri.org.br . Desde já agredeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida Visitante!
      Pena não ter seu nome aqui. :(
      Mas...
      Estou tão feliz que gostou desse trabalho. :)
      Ele deu bastante trabalho, mas compensou cada minuto.
      A felicidade estampada nos rostinhos de meus alunos é o que me incentiva a continuar como professora. É tão precioso trabalhar para eles. Verdadeiramente, para mim, isso não tem preço.
      Busco dar o melhor de mim em minhas aulas.
      Agora, usar os super heróis faz a aula ficar TOP. Rsrsrs
      Enviarei o que me pediu. Se não receber, me informe, viu?
      Isso, sem sombra de dúvida, será um prazer.
      Afinal, o objetivo principal desse blog é compartilhar.
      Se der, me conte como foi trabalhar com esse material.
      Volte sempre!!!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  11. Olá!
    Seu trabalho é lindo!
    Poderia me enviar por e-mail?

    shaayane.l@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shaay!
      Desculpe a demora em responder. Estive afastada do blog e só agora estou retornando.
      Ainda está interessada em receber esse trabalho?
      Aguardo confirmação para enviar o que me pediu.
      Agradeço imensamente o seu carinho, viu?
      Grande Abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  12. Olá! Gostaria de receber seu projeto por e-mail.beijao! Agradeço por compartilhar conosco.
    Meu é cienecris2018@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Agradeço seu carinho, viu?
      Desculpe a demora em responder. Estive afastada do blog, só agora estou retornando.
      Ainda está interessado em receber esse trabalho?
      Aguardo sua confirmação para enviar o que pediu.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  13. Boa tarde professora, gostaria muito de ter esse projeto, em pdf, ou outro formato se fosse possivel, trabalho com inclusão e esse conteudo esta perfeito para meus alunos que amam super herois, seria necessario apenas pequenas alterações. se puder enviar serei imensamente grata.
    meu email glaucyapedagoga@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucya!
      Obrigada por sua visita aqui no blog
      Volte sempre, viu?
      Já enviei o que pediu.
      Desculpe a demora em responder.
      É que não estou recebendo as notificações de mensagens em meu e-mail.
      Espero que o arquivo que pediu ainda seja útil.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  14. BOA TARDE, AMEI O SEU PROJETO, ESTOU ELABORANDO UM PROJETO PARECIDO COM O SEU,O MEU PROJETO É: COMO SER UM HERÓI DA COMUNIDADE? SERÁ QUE VOCÊ PODERIA ME PASSAR SEU PROJETO EM PDF NO EMAIL. cvieira1519@hotmail.com MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir