quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A sala de aula - decoração simples

Início de ano letivo é assim mesmo. O que colocar na sala de aula. O que seria mais adequado? Será que o ambiente ficará poluído visualmente?
O certo é que algo precisa ser feito para tornar o ambiente mais agradável e produtivo. Quem não gosta de uma sala bem decoradinha nem que seja da forma mais simples possível. Isso sem contar que as crianças adoram.
Para começar monto um tipo de kit sala de aula. Ele contém:
  • Um calendário.
  • Uma tabela numérica.
  • Um mural para fixação dos trabalhos das crianças.
  • Um mural para aniversariantes.
  • Um conjunto de letras do alfabeto em eva e mini cartazes com os quatro tipos de letras.

O calendário
Peguei a moldura na internet no site http://fazendoaminhafesta.blogspot.com.br
Depois só encaixei os números.













Uma tabela numérica.

Montei na cartolina dupla face. Ficou muito bom! É claro que servirá apenas para algumas consultas, pois de tempos em tempos ele será coberto dependendo da atividade. Isso para que o aluno não fique acostumado a ser apenas copista, mas sim  refletir sobre a escrita do numeral.












Um mural para fixação dos trabalhos das crianças.




Um mural para aniversariantes.




Um conjunto de letras do alfabeto em eva e mini cartazes com os quatro tipos de letras.






















Os desenhos retirei da internet. Já me perguntaram se faço para venda. A resposta é que não, devido a falta de tempo, pois trabalho o dia todo. É a vida que a maioria dos professores leva. Por essa razão ,informo o site onde encontrei esses desenhos. O site http://doceartebypatiguerrato.blogspot.com.br/search/label/animais 
aceita pedidos e realiza entrega em qualquer lugar. Os trabalhos de Pati são de excelente qualidade.
















O resultado final foi este...




Espero ter contribuído de alguma forma, mesmo que tardiamente. 

Grande abraço caros visitantes,
Rosângela.

17 comentários:

  1. Olá! Você é muito caprichosa... Parabéns!!!
    Gostei demais de seus painéis!!!!!
    Vou tentar fazê-los em minha sala!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra!
      É um prazer receber sua visitinha aqui no Blog. Seja muito bem vinda! Fico feliz em contribuir para a sua prática pedagógica. Muito obrigada pelo carinho.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
    2. Amei seu blog né ajudou muito !

      Excluir
  2. muito lindo, simples e criativo, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!
      Agradeço imensamente o seu carinho para com o meu trabalho. As crianças adoraram cada enfeite da sala de aula. É claro, que só fixo os materiais após a primeira semana de aula, para eles participarem juntos de cada etapa e também para verem o quanto gosto deles, por dispor do meu tempo livre para confeccionar tais materiais, de modo a terem um ambiente gostoso de estudar.
      Seja muito bem vinda aqui no Blog.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  3. Rosangela;

    Estou adorando seu blog, estou vendo muitas dicas legais!
    Parabéns por mais esse trabalho maravilhoso.
    Ass Manu
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Manu!
      Fiquei muito feliz de encontrá-la aqui. Venha sempre, viu? Espero que esteja bem. Estou com saudades. Agradecida estou pelo seu carinho, docinho.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  4. com certeza...gostei muito do seu trabalho...muitas idéias vc nos passa. Ótimo profissional colhe ótimos resultados. Um grande abraço

    Lis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lis!
      Que bom encontrá-la aqui!
      Sabe Lis, compartilhar é algo que me faz feliz. Adoro!!!!
      Não sou dona de todos os saberes, mas gosto de contar um pouquinho do que faço. Principalmente do que dá certo.
      Sei que tenho ajudado várias pessoas. Isto é maravilhoso!
      E como estamos sempre aprendendo com nossos erros e também com nossos acertos acabei por criar este cantinho especial.
      Aprendemos muito juntos e isso não tem preço. Não é verdade?
      Agradeço sua visitinha e seu carinho.
      Volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  5. ola adorei vc poderia enviar por email essas letras do alfabeto ia servir muito e serei muito grata edianne.moeira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edianne!
      Muito obrigada por sua visita aqui no Blog e por seu carinho.
      Quanto ao alfabeto com 4 tipos de letras basta você clicar nas folhas acima e com o direito do mouse clicar em salvar como. Vai entrar direto em seu computador na pasta que desejar. Vale lembrar que estão em folhas A4. O que não impede de ampliá-las.
      Agora, se você precisa dos moldes corretos das letras coloridas lhe informo que estarei postando esse mês, no máximo até sábado, os moldes delas. Também colocarei calendários e capas de caderno atualizadas 2017.
      Novamente agradeço sua visita e volte sempre, viu?
      Qualquer dúvida é só falar, estou a disposição.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  6. Olá alguém tem a cartilha Alegria de saber em PDF?
    Se tiver me envia pelo email marquinhosnini@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marquinhos!
      Primeiramente peço mil desculpas por não ter respondido ao seu recadinho.
      Não tenho recebido as notificações de recadinhos no meu e-mail. Uma grande falha do google.
      Hoje fui dar uma geralzinha no blog e acabei encontrando os recadinhos. Fiquei muito triste e decepcionada com isso. Tentarei ver o que aconteceu para eu não ter sido avisada dos recadinhos.
      Quanto a sua pergunta!
      Lhe digo que tenho ela sim. Porém, está apenas com a parte dos textos. Somente digitalizei os textos. Se ainda for do seu interesse te enviarei, basta que me conte através do meu e-mail: rosangela.mns@hotmail.com
      Informe se quer mesmo em PDF ou em JPEG. Sugiro JPEG, pois dará para selecionar o que precisa e ampliar do tamanho que quiser, cortar e montar. O que não ocorre com o arquivo em PDF. Ás vezes a qualidade não é fica tão boa em PDF.
      Aguardarei sua resposta e mais uma vez peço desculpas.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  7. Adorei as ideias vou tentar fazer.Parabéns! Você é muito caprichosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido(a) visitante!
      Obrigada por seu carinho. Amei!!!!
      Espero de coração que tenha sucesso nesse trabalho que fará para os seus alunos.
      Nos dias de hoje é tão difícil ver pessoas dispostas a criar um ambiente alfabetizador com alguma qualidade, mas reconheço algumas dificuldades encontradas em determinadas escolas em incentivar tal prática. Isso sem contar que alguns alunos tentam destruir o que é feito com tanta dedicação e carinho. Mas, não acho que devamos desanimar. Seguir em frente é o melhor caminho.
      Postarei esse mês a decoração da minha sala de aula desse ano. O tema é Snoopy. Aguarde... Rsrs
      Espero que agrade e inspire. Foi muito gostoso de fazer.
      Volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  8. Boa tarde!!!!Adorei o seu trabalho,parabéns pela iniciativa de compartilhar as lindas obras,saiba que as suas ideias serão muito bem utilizadas e saiba que São de extrema importância para alegrar a vida de muitas crianças.Que Deus te abençoe Rica e abundantemente e te dê muitas inspirações.Beijos no seu coração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele!
      Agradeço imensamente o seu carinho. Fiquei muito feliz com seu recadinho. Isso inspira a gente, sabe! Ai, Ai! Adoooro!
      Amo compartilhar e ver os rostinhos felizes dos meus alunos diante de cada sequência oferecida a eles.
      Faço tudo com muito amor. Acho que isso ajuda bastante no meu dia-a-dia.
      Que Deus abençoe sua vida e de seus familiares.
      Volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir